Agências de publicidade utilizam redes sociais, blogs e vídeos para que você transmita, espontaneamente, as mensagens que elas querem passar.
Você está prestes a ser infectado por um vírus que faz com que você passe adiante mensagens e vídeos, simplesmente porque gostou do conteúdo deles. Mas, por trás da iniciativa, estão agências de publicidade, que investem em uma estratégia chamada marketing viral.
Divulgadas em blogs, fóruns e redes sociais, como o Orkut, as campanhas têm como objetivo espalhar um conteúdo boca a boca – nesse caso, link a link.
“As pessoas não acreditam mais em propagandas. Elas acreditam em outras pessoas”, afirma Marcelo Coutinho, diretor de análise de mercado do Ibope Inteligência.
Apesar de amplamente utilizadas, somente 15% das campanhas de marketing viral atingiram seus objetivos, segundo estudo da Jupiter Research publicado em outubro último.
As empresas ainda estão aprendendo a utilizar esse tipo de mídia, avalia Marcos Teles, coordenador geral de cursos da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). Ari Meneghini, diretor-executivo do IAB (Interactive Advertising Bureau Brasil) acredita que é preciso melhorar. “Tem muito publicitário achando que qualquer videozinho no YouTube vai ser viral.”
Camila Rodrigues e Daniela Arrais, da reportagem local.
Fonte: Folha de São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 2008. Caderno “Informática” – página F1.
Novamente a utilização da Internet como meio de se explorar a publicidade. Acho que este tipo de propaganda através do marketing viral, apesar dos números mostrados, tende a ser bem eficiente, desde que seja criativa e desperte o interesse dos internautas. Daí, a propagação da informação vai acontecer de forma natural.
Beijos,
Luciene.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Agora sim, estou no blog certo.
Bem vinda ao mundo dos blogs Agencia Inove!
Bjo
Postar um comentário